Cumpre-nos comunicar o falecimento do praticante Fernando Micaelo, há muitos anos filiado na FPB através da ABC. Aos familiares e amigos o Quinto Naipe apresenta as sentidas condolências.
“Hoje há um lugar vago à mesa. Partiu para sempre Fernando Micaelo, o mais bondoso jogador de Bridge que conheci. Médico de profissão e artista da carta por vocação, viveu uma vida preenchida e deixou um legado de incontáveis jogadas inspiradas e bonitas, que recordo já com saudades.
O Micaelo pertencia aquela classe de jogadores pragmáticos com um fino sentido de presença à mesa, com que pressentia, quase magicamente, a altura certa para dar aquela voz tática ou carta enganosa que invariavelmente resultava em pontos para o seu lado. Essa era a sua paixão, mas desengane-se quem achar que foi assim que arrecadou as muitas vitórias que teve em torneios e campeonatos nacionais. Puro engano: o Micaelo era um jogador de fino corte técnico, ao que juntava uma execução fulminante que não poucas vezes deixava os adversários incapazes de reagir a tempo, como posso comprovar das vezes em que fui seu adversário!
Honra lhe seja feita também pela disponibilidade que teve para reunir os seu amigos à mesa da internet, onde passámos muitas horas durante os tempos de isolamento e onde pudemos privar com o seu bom-humor e desfrutar do seu infindável rol de anedotas, adivinhas e chalaças. Será com imensa mágoa que doravante passarei a recordar, em vez de viver, aqueles contratos inesperados que só o Micaelo, com a ligeireza e descontração, conseguia trazer a bom porto.
Espero um dia ser digno de estar com ele onde sei que está agora.”
Nuno Sousa, 29 de Junho de 2022