Os poderes do trunfo

O trunfo escolhido prevalece sobre os outros naipes o que lhe confere propriedades especiais:

PODER DE INTERROMPER OUTROS NAIPES

Em ST é possível, para o campo que defende, desfilar um naipe comprido apurado. O trunfo tem poder para estancar este tipo de hemorragia.

 EXEMPLO 5 NORTE
ª
RD73
© 1085
¨ AD3
§ R64 
 
OESTE
ª 104
© ARD932
¨ 87
§ V98
ESTE
ª 95
© V76
¨ 964
§ D10732
  SUL
ª AV862
© 4
¨ RV1052
§ A5 
 
Antes do aparecimento do trunfo, SUL diria EU ABRO, NORTE indicaria o número de pontos e a linha NS chegaria a um contrato de 3ST assistindo, impotente, ao desfilar das 6 primeiras vazas. A jogar 3ST, o declarante assiste, impotente, à realização de seis vazas em copas pelo campo adversário.
Com o aparecimento do trunfo, o contrato será 6ª, isto é, 12 vazas com o trunfo espadas. O declarante corta copas, na segunda vaza, destrunfa e realiza todas as restantes vazas. Uma diferença substancial!...

VAZAS EM CORTE - O LADO CURTO
Em ST o número máximo de vazas a realizar em determinado naipe nunca pode ser superior ao número de cartas existentes na mão mais comprida. Em contratos trunfados, o número de vazas pode aumentar, sempre que seja possível realizar vazas em corte, utilizando as cartas da mão curta em trunfo. Repare no exemplo seguinte:

 ª D43
© 2
   ª ARV62
© A53

Jogando em ST, o declarante realiza 5 vazas em espadas (número de cartas da mão mais comprida) e o A do naipe lateral, para um total de 6 vazas nos dois naipes referidos. A jogar trunfado, o declarante pode fazer 7 vazas no naipe de trunfo, correspondentes a cinco trunfos da mão comprida, mais dois cortes em copas na mão curta. Outra vaza será realizada pelo ©A, para um total de 8 vazas.

APURAMENTO DE NAIPES ATRAVÉS DO CORTE
- Apuramento de cartas em comprimento

 EXEMPLO 6 NORTE
ª
R8754
 
OESTE
ª V2
ESTE
ª D109
  SUL
ª A3
 
 

Em ST, com uma distribuição normal das cartas em EO (3-2), podem realizar-se cinco vazas no naipe. Para tal deve jogar-se pequena carta para o A e outra para o R. Sempre que ambos os adversários assistam nas duas vezes, bastará ceder uma vaza a um dos adversário para ficar com as restantes cartas apuradas. Jogando trunfado, com o trunfo num naipe lateral, pode evitar-se a perda de uma vaza, cortando a terceira volta do naipe, apurando-o.
- Promoção de cartas de figura. Passagem em corte
Num dos capítulos anteriores vimos que combinações do tipo RDV10, embora não fornecendo qualquer vaza rápida, asseguram três vazas, depois de ceder uma ao adversário. A jogar trunfado poderá realizar o mesmo número de vazas, sem ter de perder vaza nenhuma, sempre que, na mão oposta, exista uma chicane no naipe e que o A esteja colocado à direita da chicane. Joga o R e, se o adversário a seguir jogar pequena, balda uma carta perdente da mão. O pior que pode acontecer é perder a vaza para o A, mal colocado. Regra geral os apuramentos de naipes compridos através de corte, não aumentam o número de vazas realizadas pelo declarante relativamente ao mesmo jogo em ST. Têm, no entanto, a enorme vantagem de não ceder a iniciativa ao adversário.

EXEMPLOS PRÁCTICOS
  EXEMPLO 7   EXEMPLO 8   EXEMPLO 9   EXEMPLO 10   EXEMPLO 11

 voltar ao índice  voltar ao capítulo anterior  ir para capítulo seguinte