Manual de Iniciação ao Bridge

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Capítulo III - Pontos de cheleme; apuramento de vazas; saídas


JOGO III-1
Passo Passo 1ST
Passo Passo Passo

O leilão: Depois de 2 passes, Sul, com 17 pontos e uma distribuição regular, abriu em 1ST. Norte, com apenas 7 pontos, sabe que não há força para partida e passa.
O carteio: Oeste saiu à
©D, cabeça de uma sequência de cartas equivalentes. O declarante, Sul, faz o seu plano de jogo:
Espadas - 2 cartas mestres = 2 vazas
Copas - 2 cartas mestres = 2 vazas
Oiros - 1 carta mestre = 1 vaza
Paus - 0 cartas mestres = 0 vazas
Com apenas 5 vazas certas e um contrato de 7 vazas para cumprir, o declarante precisa de apurar vazas suplementares. O naipe de trabalho é, obviamente, o naipe de paus, onde tem 4 cartas equivalentes, faltando apenas o «A». Ganha a vaza de saída e, de imediato, joga uma das cartas equivalentes de paus (neste exemplo é indiferente jogar de uma mão ou de outra, uma vez que o naipe é simétrico. Assim que a defesa fizer o
§A, o declarante pode reclamar 8 vazas - as 5 vazas resultantes das cartas mestres iniciais, mais as 3 vazas a paus, entretanto, apuradas
A marcação: O campo Norte-Sul ganha 120 pontos: (40+30)+50.
  ªR432
©
863
¨92
§
RV106
 
ª975
©
DV109
¨RV10
§
975
  ªDV108
©
742
¨D843
§
A8
  ªA6
©
AR5
¨A765
§
D432
 
 

JOGO III-2
  Passo 1ST
Passo 2ST Passo 3ST
Passo Passo Passo  

O leilão: Após o «Passe» de Este, Sul, com 17 pontos e uma mão de distribuição regular, abre em 1ST. Norte, com 9 pontos, sabe que pode haver partida, caso o abridor esteja máximo, pelo que marca 2ST, convite. Máximo na abertura, Sul marca a partida em 3ST.
O carteio: Oeste saiu ao
¨10 e Sul, faz o seu plano de jogo:
Espadas - 4 cartas mestres, 4 cartas na mão comprida = 4 vazas
Copas - 0 cartas mestres = 0 vazas
Oiros - 3 cartas mestres = 3 vazas (sendo o último a jogar para a vaza, o declarante pode contabilizar o
¨V como vaza. Se a ¨D for jogada, por Este, na 1ª vaza, ganha a vaza com o ¨R e o ¨V passa a ser carta mestre. Se Este jogar pequena, Sul ganha com o ¨V).
Paus - 0 cartas mestres = 0 vazas
Com 7 vazas certas, se bem que com um possível problema de bloqueio no naipe de espadas a reclamar atenção, o declarante precisa de apurar 2 vazas e o naipe de trabalho para o conseguir é o naipe de copas onde, apesar de faltarem 2 cartas mestres existe uma sequência de 5 cartas equivalentes. Mas, tratando-se de um naipe assimétrico, há que começar por jogar uma pequena carta da mão em direcção à figura do morto. Depois basta repetir a manobra para apurar 2 vazas a copas e garantir o contrato. Na prática, Sul terá ainda tempo de realizar uma vaza a paus, através do apuramento de uma das honras.
(*)
A marcação:
Ao realizar um contrato do nível 3, com uma vaza suplementar Norte-Sul ganha 430 pontos: ((40+30+30)+30)+300.
  ªA86
©
D92
¨732
§
R1064
 
ª1073
©
AR7
¨109864
§
95
  ª942
©
654
¨D5
§
AV732
  ªRDV5
©
V1083
¨ARV
§
D8
 
 

(*) Alguns declarantes serão tentados a começar pelo apuramento de uma vaza a paus, considerando ser menor o risco, já que apenas falta o «A» do naipe, ao contrário do naipe de copas, onde falta «A» e «R». O raciocínio estaria correcto não fora o caso de, para cumprir o contrato, o declarante necessitar de 2 vazas suplementares e o naipe de paus apenas lhe poder fornecer 1. Por outro lado, se começar por jogar o naipe de paus, perderá um tempo precioso no apuramento das vazas em falta e perderá o seu contrato. Se não acredita veja: Este ganha a vaza de paus e continua em oiros. O declarante ganha, joga copas que Oeste ganha, atacando novamente oiros e liquidando a última defesa do declarante no naipe. Quando voltar a jogar copas, Oeste ganha a vaza e pode realizar as 2 vazas em oiros, entretanto, apuradas. Resultado, 5 vazas para a defesa - 1 pau, 2 copas e 2 oiros - e um cabide. É, uma vez mais, o problema da corrida. Não basta ver a meta para ganhar. É necessário chegar primeiro que os outros...
JOGO III-3
Passo Passo 1ST
Passo Passo Passo

O leilão: Após a abertura em 1ST, com 8 pontos, Norte deve passar. Para o campo ter os 25 pontos necessários para a partida é preciso que o parceiro tenha 17 pontos - uma hipótese contra duas!
O carteio: Oeste saiu ao
ªR e Sul faz o plano de jogo:
Espadas - 1 carta mestre = 1 vaza
Copas - 2 cartas mestres = 2 vazas
Oiros - 2 cartas mestres = 2 vazas
Paus - 0 cartas mestres = 0 vazas
As vazas suplementares necessárias ao cumprimento do contrato terão de vir do naipe de paus, onde existe uma sequência de 5 cartas equivalentes, faltando apenas o «A». Sendo o naipe simétrico pode jogar uma das cartas da sequência de onde quiser. Apenas um cuidado a ter: quando a defesa ganhar a vaza de paus e realizar as vazas de espadas, entretanto, apuradas, o declarante não poderá baldar paus das 2 mãos, sob pena de estar a deitar fora as vazas que apurou...
A marcação: Uma vez que a defesa apenas conseguirá realizar 5 vazas - 4 espadas e 1 pau, a linha Norte-Sul ganha 120 pontos: (40+30+50).
  ª73
©
A972
¨R54
§
V963
 
ªRDV102
©
V5
¨DV93
§
52
  ª8654
©
D1083
¨102
§
A87
  ªA9
©
R64
¨A876
§
RD104
 
 

JOGO III-4
1ST
Passe Passe Passe

O leilão: Sul abriu em 1ST e Norte, com apenas 8 pontos, passa.
O carteio: Oeste sai à
¨D e Sul faz o plano de jogo:
Espadas - 0 cartas mestres = 0 vazas
Copas - 2 cartas mestres = 2 vazas
Oiros - 1 cartas mestres = 1 vaza (após a saída o
¨R pode ser considerado carta mestre)
Paus - 4 cartas mestres, 4 cartas na mão comprida = 4 vazas
Com a saída, Este sabe que o
¨R está em Sul. Para evitar bloqueios, deve cobrir a carta de saída com o ¨A e continuar no naipe. A defesa poderá, assim, realizar 5 vazas. Repare que, não fora a vantagem alcançada com a saída, o declarante poderia realizar 9 vazas, através do apuramento de 3 vazas em espadas. Outra curiosidade prende-se com o facto de, apesar dos 25 pontos existentes no campo Norte-Sul, apenas 8 vazas serem realizadas.
A marcação: Ao realizar um contrato do nível 1, com uma vaza suplementar, a linha Norte-Sul ganha 120 pontos: (40+30+50).
  ªRV83
©
865
¨973
§
A42
 
ªA6
©
D107
¨DV1085
§
753
  ª9542
©
V942
¨A6
§
1098
  ªD107
©
AR3
¨R42
§
RDV6
 
 

JOGO III-5
Passo Passo 1ST
Passo 2ST Passo 3ST

Passo

Passo

Passo
 

O leilão: Com 9 pontos, Norte está em posição de convidar a partida. Sul, máximo na abertura, aceita e marca 3ST.
O carteio: Oeste, sem sequência de cartas equivalentes, sai ao
§5, 4ª carta do naipe mais comprido. Sul faz o plano de jogo:
Espadas - 3 cartas mestres = 3 vazas
Copas - 2 cartas mestres = 2 vazas
Oiros - 0 cartas mestres = 0 vazas
Paus - 2 cartas mestres = 2 vazas
O naipe de trabalho para descobrir as 2 vazas em falta é o naipe de oiros, com uma sequência de 3 cartas equivalentes, mas onde faltam 2 cartas mestres. Depois de Este ter tido o cuidado de jogar o
§V, o declarante ganha a vaza com o §R e joga um oiro em direcção à ¨D. Oeste não pode perder tempo! Ganha a vaza e continua com uma carta alta de paus, para obrigar à saída da carta mestre em poder do declarante. O naipe fica apurado e, quando o declarante continuar em oiros, ganha a vaza e reclama 5 vazas - 2 oiros e 3 paus, para um cabide.
A marcação: Por ter derrotado o contrato prometido pela linha Norte-Sul, o campo Este-Oeste recebe 50 pontos.
  ªAR62
©
7653
¨D83
§
64
 
ªV94
©
84
¨AR9
§
D10752
  ª1053
©
DV1092
¨64
§
V83
  ªD87
©
AR
¨V10752
§
AR9
 
 



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