OBJECTIVOS

A Escola de Bridge é uma associação, sem fins lucrativos, que tem por objectivo divulgar o bridge enquanto modalidade desportiva e fomentar a sua prática através da prestação de serviços na área de formação. Mais do que qualquer outra coisa, a Escola é uma ideia inovadora sobre as diferentes fases de ensino e divulgação do bridge. Aos clubes e monitores aderentes apenas se exige que partilhem uma filosofia e um método pedagógico comuns. A Escola de Bridge não recebe qualquer contrapartida financeira, pretendendo apenas ser o elo de ligação entre os diferentes projectos aderentes.

A Escola de Bridge tem vindo a estabelecer protocolos de cooperação com diversos clubes e grupos desportivos. O projecto arrancou em Março de 2004 e os resultados têm vindo a exceder, em muito, as expectativas iniciais, quer relativamente ao número de clubes aderentes, quer quanto ao número de participantes nas diferentes iniciativas.

Criação de Núcleos de Iniciação em Clubes já existentes ou a constituir, formação de novos monitores, organização de torneios simultâneos para jogadores iniciados são as nossas prioridades para 2006.

voltar à página principal

MONITORES

São monitores da Escola de Bridge os seguintes elementos:
MONITORES 

 LOCAL
 E-MAIL  TL
 Bé Oliveira  Lisboa anabela.oliveira@pt.pwcglobal.com 916139832 
 Sofia Sarmento  Porto sarmentosofia@hotmail.com 933413519 
 Luís Oliveira  Lisboa luis.oliveira@cgd.pt 914393128 
 Manuel Oliveira  Lisboa vasquesoliveira@netcabo.pt 968021750 
 Nuno Matos  Lisboa nuno.matos@tmn.pt 966005394 
 Paulo Sarmento  Porto sarma@netcabo.pt  
 Pedro Madeira  Porto ppalma@fe.up.pt 965009428 
 J. Júlio Curado

Madeira
zecurado@yahoo.com

 


A Escola de Bridge está interessada na integração de novos monitores, bastando para tal que aceitem as nossas linhas gerais de orientação pedagógica e que estejam devidamente qualificados, ou que o venham a fazer num curso de monitores, a programar.

voltar à página principal

CLUBES e ORGANIZAÇÕES ADERENTES

CLUBES   E-MAIL  TL
Clube Bridge Porto cbporto@iol.pt 222005538

 Paris Bridge
pbridge@sapo.pt 213870457
 Clube de Bridge Engenheiros webmaster@ordeng.pt

 213132600

Círculo Português de Bridge  cpbridge@netcabo.pt

 217969389

 Grupo Desportivo Banco Portugal
joao.pedro.gomes@bportugal.pt

 965217796

 Associação Bridge da Madeira
bridge.madeira@netmadeira.com

 291 230 813

 Clube Nacional de Ginástica
zenirmartins@netcabo.pt  

voltar à página principal

CURSOS

ÉPOCA 2010 - Novos cursos
A actividade da Escola de Bridge continua a estar centralizada nas instalações do Paris Bridge, onde decorrem cursos de Iniciação e Aperfeiçoamento, às 5ª feiras e 2ª feiras, respectivamente. Também o Grupo Desportivo do Banco de Portugal organiza um novo curso de Iniciação, a decorrer nas suas instalações. Estes cursos estão a ser ministrados de acordo com a nova metodologia de ensino (ver novo manual de iniciação online).

No módulo de aperfeiçoamento, privilegia-se a prática competitiva, com jogos especialmente seleccionados para as aulas e acompanhamento dos monitores. No início de cada aula são discutidas as mãos jogadas na aula anterior e destacados alguns temas teóricos para análise e discussão.

 

Iniciação I
 Início  Local  Monitor
 em agenda  a indicar Luís Oliveira
Aperfeiçoamento  25 Janeiro 2010  Paris Bridge Bé Oliveira / Luís Oliveira
Iniciação II  28 Janeiro 2010  Paris Bridge Luís Oliveira

estão abertas inscrições para o Curso de Iniciação

 

Veja no quadro seguinte a lista de outros cursos disponíveis e consulte os respectivos programas

Mini-Bridge Iniciação I
Iniciação II
Aperfeiçoamento II Avançados Monitores


No âmbito das acções de formação da Escola de Bridge está prevista a organização de vários torneios para jogadores iniciados, nas modalidades de pares e equipas e que serão, oportunamente anunciados.

voltar à página principal

Notícias
Acções a decorrer sob a orientação da Escola

Paris Bridge

CBE

Banco Portugal

Histórico de actividades


Ao longo dos últimos anos, a Escola de Bridge tem mantido uma profícua cooperação com o Paris Bridge, clube que foi pioneiro na implementação de uma nova visão para a formação, com programas pedagógicos consolidados e um amplo conjunto de actividades que continuam a suscitar o interesse de muitos bridgistas. Do programa de cursos para 2009, destacamos:
Curso de Aperfeiçoamento (nível 2)
Monitores responsáveis:
Bé Oliveira; Luís Oliveira
Horário: 2ª feiras, das 21h15 às 23h45, com início no dia 5 de Janeiro de 2009. Veja o programa

Curso de Aperfeiçoamento (nível 1)
Monitores responsáveis:
Bé Oliveira; Luís Oliveira
Horário: 5ª feiras, das 21h15 às 23h45, com início no dia 8 de Janeiro de 2009. Veja o programa

Curso de Iniciação (nível 1)
Monitores responsáveis:
Luís Oliveira
Horário: 4ª feiras, das 21h15 às 23h45. A decorrer ainda uma acção de formação para este nível, que terminará no final de Janeiro de 2009. Estão abertas inscrições para um novo curso, que se iniciará logo que haja, um mínimo, de 6 participantes inscritos. Inscreva-se em:

Clube de Bridge dos Engenheiros
Por questões de logística, as iniciativas de formação desenvolvidas pelo Clube de Bridge dos Engenheiros têm sido integradas nas actividades do Paris Bridge. Estão previstas para 2009 novas iniciativas do Núcleo de Bridge da Ordem dos Engenheiros, para sócios e familiares da O.E.
Monitor responsável: Luís Oliveira
Calendário das aulas: a determinar

Grupo Desportivo do Banco de Portugal
Mantem-se a colaboração entre a Escola e o Grupo Desportivo do Banco Portugal, com acções de formação a decorrerem nas instalações do banco, para funcionários e familiares.
Monitor responsável: Luís Oliveira
Calendário das aulas: 5ª feiras, das 17h30 às 19h30

Histórico de actividades
A Escola de Bridge e o Clube de Bridge dos Engenheiros organizaram o
2º Torneio de acolhimento a novos praticantes, nas instalações do Ginásio Clube Português, no passado dia 28 de Julho. A prova foi disputada, em simultâneo, com o Torneio de Encerramento da época 2004-2005 do Clube de Bridge do G.C.P.

2º Torneio de acolhimento a novos praticantes





 
Teresa Quental - Inocêncio Araújo, na linha Norte-Sul e António Leitão - João Paes Carvalho, na linha Este-Oeste, foram os vencedores do Torneio de Encerramento de época do G.C.P. Em simultâneo, decorreu o II torneio de acolhimento a novos praticantes, organizado pelo C.B.E. e pela Escola de Bridge. Jogadores saídos recentemente da Iniciação ao bridge, foram emparceirados com jogadores mais experientes e com os monitores dos cursos. A iniciativa foi, uma vez mais, um sucesso e uma excelente jornada de divulgação da modalidade. Os torneios de regularidade do G.C.P. regressam em Setembro, em instalações renovadas. Veja aqui a classificação final Classificação


1º Torneio de acolhimento a novos praticantes

 

 

Numa organização conjunta da Escola de Bridge e do Clube de Bridge dos Engenheiros decorreu, nas instalações do Paris Bridge, em Lisboa, no dia 2 de Maio de 2005, um torneio de acolhimento a novos praticantes, saídos dos cursos de Iniciação, que emparceiraram com jogadores mais experimentados. Para além de um agradável convívio, a iniciativa constituiu uma excelente jornada de divulgação da modalidade.
Alberto Magalhães e José Soares Oliveira foram os vencedores do torneio, seguidos por Pedro Matias - Manuela Barros e Armando Conceição - Álvaro Chaves Rosa, em 2º e 3º lugares, respectivamente. Veja a classificação em
Classificação
   

Curso de Árbitros de Clube
A Escola de Bridge organizou, no passado dia 16 de Outubro, um curso de árbitros de clube, em parceria com o Quinto Naipe e o Clube de Bridge do G.C.P. A iniciativa foi um sucesso, dela tendo saído 8 novos árbitros de clube a quem desejamos as maiores felicidades no desempenho das novas funções.
Monitores responsáveis: António Eanes e Luís Oliveira
Participantes: Ana Tadeu e Isabel Krus (já árbitros de categoria regional e de clube, respectivamente, aproveitaram a ocasião para se actualizarem, depois de um período de inactividade nestas andanças). Os restantes participantes, Alexandra Durão, Álvaro Chaves Rosa, Casimiro Talhinhas, João Fanha, João Paes de Carvalho, José Lima, Luís A. Teixeira e Pedro Durão, foram classificados em árbitros de clube, depois de terem sido considerados aptos no teste final. A todos a Escola deseja as maiores felicidades no desempenho das suas funções e manifesta a sua disponibilidade para os apoiar tecnicamente.

Clube de Bridge do Porto
Recomeçou a actividade de formação do Clube de Bridge do Porto, sob a direcção de Pedro Madeira, com suporte técnico da Escola de Bridge. O CBP aposta forte na formação como uma das formas de reconduzir a prestimosa Instituição a um lugar de destaque no bridge nacional. Em breve teremos notícias mais concretas sobre as actividades em curso
Monitores responsáveis: Sofia Sarmento e Pedro Madeira
Calendário das aulas:

voltar à página principal