topo da páginair para página principal

BRIDGE ESCOLAR

NOTA INTRODUTÓRIA:
O ensino de bridge nas Escolas é um projecto que teve início em 1995, resultante de um protocolo estabelecido entre o Ministério da Educação e a F.P.B. Durante vários anos diversas Escolas incluiram o bridge nas actividades do Desporto Escolar. Duas vezes por ano, alunos das Escolas aderentes juntaram-se, em Lisboa, para a realização de torneios organizados pela F.P.B.

Ao fim de alguns anos, o Ministério decidiu, unilateralmente, retirar o ensino do Bridge do Desporto Escolar. Apesar do acréscimo de dificuldades que esta decisão acarretou para o projecto, este foi-se mantendo por força do entusiasmo e da determinação dos professores que, contra ventos e marés, continuaram a reconhecer a extraordinária função educativa e social que o bridge pode desempenhar na formação dos seus alunos e pelo apoio que a F.P.B. foi dando a uma das suas iniciativas mais emblemáticas. Com o passar dos anos e com as alterações das prioridades federativas, o projecto foi definhando e o que resta é apenas o fruto de acções pontuais de professores, das quais destacamos o trabalho da professora Clementina Didier, na Escola André Resende, em Évora e do Engº Jorge Lopes, na Figueira da Foz.

Alguns monitores da Escola de Bridge estiveram ligados ao Bridge Escolar desde a primeira hora. Daí e porque consideramos que devemos contribuir para que o projecto possa renascer e ter a atenção que merece, quer das entidades governamentais, quer dos responsáveis federativos, decidimos criar este espaço na Escola onde iremos recuperar alguma da história do ensino de bridge nas escolas. Em breve será disponibilizado um manual online para formadores e alunos.

A Escola está ainda disponível para a formação de monitores de bridge escolar, bem como para participar em iniciativas de divulgação junto dos Conselhos Directivos de Escolas onde seja possível implementar a actividade.

Opine! Sugira! Participe!


II TORNEIO DE BRIDGE ESCOLAR 2004
CLASSIFICAÇÃO
MÃOS COMENTADAS